.

SAMU DE CANGUÇU ESTÁ OPERANDO PELO 015 51 3320 0192

15 de abr. de 2011

O SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Canguçu não está operando pelo 192, e sim pelo 015 51 3320 0192. Este número não é gratuito. Apenas a OI está aceitando as ligações gratuitas para o 192, as demais operadoras não aderiram ao convênio, o que dificulta os serviços de acesso ao SAMU.

Recentemente, a crítica de uma usuária relacionada á série de perguntas realizada pela Central de Regulação Médica de Urgência durante sua ligação, acionou a OAB de Canguçu que se manifestou para que o município tenha mais liberdade de ação sobre os serviços do SAMU. No entanto, o procedimento, é considerado padrão pelos serviços do SAMU. A Central (em Porto Alegre) possui um médico, que auxiliado por um ou vários técnicos, recebe as ligações de pedidos de urgência, tria e classifica em função da urgência do caso. Uma orientação por telefone pode salvar a vida de um paciente, portanto, a pessoa que está no contato tem que esperar até o final das perguntas do médico, sendo que sem estas informações a ambulância não é deslocada, em razão de outros casos, que podem ser caracterizados como urgência ou emergência.

Nem sempre o médico da Regulação aciona a base, em função da falta de informações mais precisas. A orientação da equipe, é que as pessoas que estão no contato, procurem manter a calma, para que o médico possa melhor observar o tipo de atendimento, se traumático ou clínico, e a gravidade estimada do caso.

Após o acionamento das unidades pela regulação médica de urgências do SAMU, independente da decisão tomada, a central de regulação médica de urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.


Informação de: prefeituracangucu@bol.com.br

0 comentários:

 
Câmara Municipal de Canguçu © 2013 | Designed by Interline Cruises, usando a plataforma Blogger.