.

Presidente participa de audiência pública na Expoagro Afubra

23 de mar. de 2012

O Presidente da Câmara de Vereadores de Canguçu, Gilberto Degar, esteve presente na audiência pública da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia realizada na manhã dessa sexta-feira (23), no Parque de Exposições da Expoagro Afubra, em Rio Pardo. Foi debatido o tema da estiagem no Rio Grande do Sul, fenômeno climático que vem causando perdas para a economia gaúcha e prejuízos para os agricultores e produtores nos últimos meses.

O debate buscou encontrar alternativas para a ampliação da irrigação no RS. “Temos que ampliar as ações de incentivo e fomento à irrigação, para que nós tenhamos condições de trazer estabilidade a nossa produção e, consequentemente isso vai gerar uma melhor garantia de renda aos produtores e a toda economia do nosso Estado”, avaliou o presidente do órgão técnico, deputado Ernani Polo (PP).

Durante o encontro, o secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, falou sobre o programa estadual de expansão da agropecuária irrigada. A doutora em agrometeorologia da Fepagro, Loana Cardoso, e o professor de engenharia rural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e diretor técnico do Sistema Irriga, Reimar Carlesso, também apresentaram informações sobre o assunto.
Presidente Degar, Deputado Ernani Polo (PP), Coordenador da bancada do PMDB na Câmara, Ildo Blodorn e o deputado estadual Edson Brum (PMDB).
Foto: Augusto Pinz


Alternativas para armazenagem
O parlamentar salientou que o programa RS Mais Água, Mais Renda, do governo do Estado lançado este mês, vem ao encontro das questões debatidas pela Comissão de Agricultura, que está buscando agilizar os licenciamentos ambientais, flexibilizar a legislação, no intuito de que os produtores tenham condições de realizarem a armazenagem de água, e, também, ampliar a irrigação.

Conforme Polo, o encontro além de buscar ações de combate à estiagem no Estado, concluiu que existem dois eixos fundamentais para que se possa avançar. Um deles é a energia elétrica, que não está disponibilizada em certas regiões do RS, principalmente em municípios do interior, e o outro é uma legislação ambiental direcionada para a armazenagem de água.

A Comissão avaliou, segundo o deputado, que um dos principais objetivos é buscar uma garantia de renda aos agricultores, para que eles tenham condições de continuar produzindo e trabalhando, fazendo com que seus filhos possam permanecer no campo com motivação, fazendo com que a sucessão rural aconteça efetivamente.
Secretário Estadual de Agricultura e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi e o Presidente Gilberto Degar.
Foto: Augusto Pinz

Presenças
Estavam presentes também na audiência pública os deputados Marcelo Moraes (PTB), Lucas Redecker (PSDB), Edson Brum (PMDB), Heitor Schuch (PSB), além de representantes da Fepagro, da UFSM, vereadores, agricultores e líderes sindicais.

0 comentários:

 
Câmara Municipal de Canguçu © 2013 | Designed by Interline Cruises, usando a plataforma Blogger.