.

Vereador representa região em reunião na Capital

10 de fev. de 2012

O Vereador César Madrid (PP) participou de reunião da Frente Parlamentar dos Pedágios, da Assembléia Legislativa gaúcha, realizada na última quarta-feira (08) no espaço de convergência Deputado Adão Pretto. A Reunião serviu para discutir novos modelos de pegágios para o estado. Madrid foi o único representante da região Sul.

Nesta quarta-feira na sala do Fórum Democrático da AL, aconteceu a primeira reunião do ano entre a Frente Parlamentar contra Prorrogação dos Pedágios, coordenada pela deputada Marisa Formolo (PT), com as entidades que fazem parte do Comitê Gaúcho de Controle Social e outras organizações sociais.
José Carlos Silvano, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul – Setcergs – disse que o governador Tarso Genro se comprometeu, na campanha eleitoral, a modificar o modelo de pedágios e que vários partidos e a sociedade como um todo defendem a não prorrogação dos contratos. Ressaltou que há dubiedade no governo: alguns pregam a não renovação enquanto outros admitem negociar. “Somos contrários à prorrogação e não admitimos que isto ocorra sequer por um dia”, concluiu.
Wilton Trapp representando os servidores da Universidade de Santa Maria disse que a sociedade deve ser ouvida e propôs um referendo para decidir a questão.
Cláudio Cunha, representante da OAB, criticou as concessionárias por alegarem déficit de 1 bilhão e 700 mil e informou que a OAB vai ingressar na justiça questionando esta suposta dívida. Cláudio também criticou a contratação de uma consultoria para analisar a situação das praças e dos contratos.
O prefeito, em exercício, de Encantado, José Calvi, informou que o pedágio está localizado na única via de acesso à cidade e por isso as empresas deixam de investir no município porque o pedágio aumenta os custos de escoamento da produção. Calvi saudou o movimento organizado por jovens, que a partir das redes sociais, realizou um movimento de protesto, no dia 26 de janeiro, na praça de pedágio de Encantado, com jovens e adultos de toda a região. Observou que não é contrário aos pedágios, mas defende preço justo e investimento nas estradas.
A deputada Marisa Formolo (PT), coordenadora da Frente Parlamentar, esclareceu que em contato com a Casa Civil, foi informada de que o termo de referência elaborado pelo DAER não estava de acordo com a orientação do governo e que seria revisto. Marisa afirmou que “o governador Tarso Genro e o vice, Beto Grill, não trabalham pela prorrogação. Temos a maioria do governo e da base aliada contra a prorrogação dos contratos, mas precisamos continuar mobilizados para que prevaleça a posição desta maioria”.
Vereador Madrid (ao fundo) foi o único representante da metade Sul.
Foto: Galileu Oldenburg
Audiência na Casa Civil
A deputada Marisa propôs que os presentes na reunião fossem até o Palácio Piratini para abrir diálogo destes setores representados na reunião com o governo estadual. Ela conseguiu uma audiência imediata com a secretária em exercício da Casa Civil, Mari Perusso, e pelo coordenador executivo da Assessoria Superior do Governador, João Vitor.
Todos os presentes falaram de suas preocupações sobre o tema das renovações dos contratos de pedágio.
A deputada Marisa sintetizou os pontos levantados na reunião: encerrar os contratos que vencem em 2013, modificação do termo de referência elaborado pelo DAER, regulamentação da Lei do Sistema On Line, de autoria da deputada Marisa, que facilita a fiscalização, prioridade ao pedágio comunitário, participação de representantes do Comitê de Controle Social na contratação de consultoria e posteriormente no trabalho de análise e agenda com o governador para entrega do abaixo assinado contra a prorrogação dos contratos.
João Vitor garantiu que o governo vai manter a posição de não prorrogar os atuais contratos e marcou uma reunião de trabalho para quarta-feira, às 10 horas, no Palácio Piratini com uma comissão representativa das entidades presentes.

Informações: Agência de Notícias da AL-RS

0 comentários:

 
Câmara Municipal de Canguçu © 2013 | Designed by Interline Cruises, usando a plataforma Blogger.