.

Vereadores participam de audiência sobre fumo em Pelotas

16 de mai. de 2011

Christianne (de pé) falando aos presentes. Fotos: Augusto Pinz
Os vereadores Gérson Nunes (PT) e Wendel Vilela (PTB) participaram, na tarde desta segunda-feira (16), de uma audiência pública sobre alternativas para a produção de fumo. Estiveram presentes representantes de oito municípios da região para acompanhar a palestra da representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) Christianne Belizonni. A Audiência foi proposta pelo vereador Ivan Duarte (PT).
Foram apresentados dados estatísticos que revelam a importância de evitar a monocultura nas pequenas propriedades, caso de Canguçu. Segundo Belizonni é preciso agregar valor aos produtos produzidos nas pequenas propriedades, usando fatores de produção e procurando trabalhar em regime de organizações em rede como cooperativas e associações. Ela também lembrou que não existe nenhuma restrição a produção de tabaco, mas sim ao cigarro. "A Convenção quadro não fala nada em parar de produzir fumo. Podem produzir por 500 anos se tiver demanda. O que esta acontecendo é apertar o cerco aos fumantes", disse, apresentando um estudo em que de 1989 até 2010 ocorreu uma redução de 20% no número de fumantes.
O vereador Wendel Vilela (PTB) fez uso da palavra lembrando que apesar dos problemas a produção de fumo rendeu uma qualidade financeira melhor para os produtores. Sobre questões envolvendo a saúde ele lembra que outras culturas, como tomate, levam muitos agrotóxicos prejudicando também a saúde. "Também acho errado que não se fala nada do alcool que mata muito mais e não existem campanhas contra isso", comentou.

0 comentários:

 
Câmara Municipal de Canguçu © 2013 | Designed by Interline Cruises, usando a plataforma Blogger.