.

Presidente participa de audiência em Brasília

23 de mar. de 2011

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu, Wendel Vilela (PTB), esteve participando da audiência pública promovida pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, em Brasília. O Objetivo do encontro era a discussão das consultar públicas 112 e 117/2010 que proíbem adição de aditivos nos cigarros.
O Auditório reservado para o encontro ficou completamente lotado com representantes do setor que em caravana rumaram do Sul do país. Foi necessária a colocação de um telão em outra sala. Somente no Rio Grande do Sul as perdas são estimadas em 2,4 bilhões caso aprovadas tais medidas. O setor teme que, se aplicadas pela Anvisa, as duas medidas podem causar um baque histórico na fumicultura nacional. Hoje o contrabando representa cerca de 20% do mercado nacional de cigarros. Calcula-se que se as mudanças forem implementadas esse índice passará de 50% rapidamente.
 Para Wendel a audiência foi produtiva, pois, o diretor da Anvisa, Agenor Álvares, se comprometeu em levar a reivindicação dos produtores até a presidente Dilma Rousseff (PT). "O centro do poder é Brasília. É necessária esta mobilização aqui para mostrar a força e a importância do setor para a economia dos estados do Sul", comenta.
O deputado federal Sérgio Moraes (PTB) fez um dos pronunciamentos mais polêmicos. Ele voltou a criticar a postura da Anvisa, que se mostra pouco receptiva ao debate, e disse que o tema deveria ser tratado pelo Congresso Nacional. O petebista criticou que enquanto se pretende restringir ainda mais a venda de cigarros no Brasil, a propaganda de cerveja está cada vez mais visível. "Lá pode até mulher seminua", bradou. Moraes encerrou dizendo que a partir da implementação das medidas da Anvisa os fumicultores terão que se inscrever no Bolsa Família.

Deputados Marcelo e Sérgio Moraes e o presidente da Câmara Wendel Vilela (PTB).
Fotos: André Lima
Foram convidados para a audiência os presidentes:
- da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette;
- da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Carlos Rivaci Speprotto;
- da Federação da Agricultura de Santa Catarina (Faep), José Zeferino Pedrozo;
- da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul, Elton Roberto Weber;
- da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná, Ademir Mueller;
- da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Santa Catarina, Hilário Gottselig;
- da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner;
- do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e
Região (RS), Sérgio Luiz Pacheco;
- do Sindicato da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), Iro Schünke;
- e da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Fernando Costa;
- além de representantes dos ministérios da Agricultura; do Desenvolvimento Agrário; da Saúde; das Relações Exteriores; do Trabalho; e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Nesta quarta-feira (23) foi a vez do Governo do Estado do Rio Grande do Sul receber os representantes do setor fumageiro no Palácio Piratini.

0 comentários:

 
Câmara Municipal de Canguçu © 2013 | Designed by Interline Cruises, usando a plataforma Blogger.