A Câmara Municipal de Vereadores de Canguçu realizou sessão especial para debater a Segurança no município, atendendo pedido do vereador Arion Braga (PP). Estiveram presentes a Delegada Regional da 18ª Região de Polícia, Carla Vernetti, a Delegada da Delegacia de Polícia (DP) de Canguçu, Paula Aline Vieira, o Tenente da Brigada Militar (BM) de Canguçu, Luiz Gonzaga Júnior, o deputado estadual Pedro Pereira (PSDB) e o Prefeito Cássio Mota (PP), além dos vereadores e platéia.
A Delegada Regional da Polícia Civil, Carla Vernettti, surpreendeu aos presentes na audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores para debater a situação precária em que se encontra a delegacia de policia local. A Delegada apontou uma série de deficiências em toda a 18ª região, pela qual é responsável, relatando carências de servidores em todas as delegacias da zona sul. “Hoje a polícia civil enfrenta carência de servidores e carência salarial”, disse.
Fotos: Augusto Pinz
Carla disse que se sente frustrada por ver serviços prestados na Delegacia de Polícia (DP) local fechados, como o Cartório da Mulher e o Serviço de Plantão, este último uma bandeira de luta sua logo que assumiu a região. “Atualmente não tem como deslocar um policial para o plantão e deixar de ter o trabalho dele no atendimento”, comentou apontado que hoje Canguçu tem 3.500 inquéritos, 2.100 ocorrências que precisam ser investigadas e mais 2000 processos parados. No município de São Lourenço do Sul ocorreu caso semelhante, onde em 30 dias também ocorreu à suspensão do serviço de plantão da DP.
A 18ª região de policia conta, atualmente, com 160 policiais. Destes, 20 em licença de saúde e outros 36 esperando aposentadoria. Um concurso realizado em 2009 poderia ser a solução para o déficit, mas o Governo do Estado não chamou os aprovados que mesmo após a nomeação ainda precisam de 6 meses de treinamento na academia de polícia. “Não sei como administrar a região sem pessoal”, falou.
BRIGADA MILITAR
Após a manifestação da Polícia Civil o representante da Brigada Militar (BM), Ten. Gonzaga, falou sobre o trânsito em Canguçu. Ele informou que municípios com mais de 50 mil habitantes, caso de Canguçu, devem implantar agentes de trânsito até 2014 de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito.
Gonzaga revelou que tem ocorrido diminuição nas autuações de trânsito no município. O principal problema é a falta de respeito as regras. "As pessoas sabem que não podem estacionar em determinado local e mesmo assim dizem que só vão ficar dois minutinhos", comentou, revelando que independente do tempo já está sendo cometida a infração.
0 comentários:
Postar um comentário