.

Plano para inclusão social e produtiva é apresentado

24 de out. de 2012

A Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) promoveram nesta quarta-feira (24/10), em Canguçu, uma reunião para explicitar as ações do plano de inclusão social e produtiva direcionado ao público em situação de vulnerabilidade social. O Fomento Produtivo Rural, da Assistência Técnica e Extensão Rural, prevê recursos do Programa Brasil Sem Miséria (Governo Federal) e complementação do Programa RS Mais Igual (Governo do Estado). 
A gerente regional da Emater/RS-Ascar, Karin Peglow, destacou que o recurso é para implantar um projeto de estruturação produtiva, em cada unidade familiar identificada na situação de extrema pobreza. As famílias beneficiadas continuam recebendo o Bolsa Família, e o valor Programa de Fomento não conta no cálculo de acesso ao benefício. Karin também apresentou a equipe da Emater/RS-Ascar que já recebeu curso de formação e irá acompanhar as famílias de agricultores no processo de inclusão social e produtiva. 
Na região Sul, além de Canguçu, mais nove municípios serão beneficiados: Amaral Ferrador, Cerrito, Herval, Pelotas, Pinheiro Machado, Santana da Boa Vista, Piratini, São José do Norte e São Lourenço do Sul. 

O coordenador regional da SDR, Antônio Queiroz Filho, enfatizou que o volume de recursos, somente para o município de Canguçu, é superior a R$ 1 milhão. A partir de reuniões com entidades representativas da região e agricultores familiares, ficou acordado que 50% dos recursos serão destinados ao público quilombola. Segundo Queiroz, o objetivo do RS Mais Igual é erradicar a pobreza no Estado até 2014, através da transferência de renda, acesso aos serviços públicos e geração de oportunidades. 
Entre os participantes do evento, coordenado pela Emater/RS-Ascar e SDR, estiveram presentes na reunião representantes de comunidades quilombolas, Fórum da Agricultura Familiar, União das Associações Comunitárias de Canguçu, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho de Desenvolvimento Rural, Secretarias de Assistência Social e Educação de Canguçu, Movimentos Sociais e Cooperativas do município e região.
Fotos: Augusto Pinz 
A Câmara esteve representada pelo Coordenador da Bancada do PT, Cleider Menegoni, e pelo presidente da casa, Vereador Gilberto Degar (PMDB).
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Pelotas.

0 comentários:

 
Câmara Municipal de Canguçu © 2013 | Designed by Interline Cruises, usando a plataforma Blogger.