.

IX Semana Legislativa: Reuniões na Trapeira e Colônia Palma

4 de mai. de 2012

Fotos: Augusto Pinz
O segundo dia de reuniões da IX Semana Legislativa, nesta quinta-feira (03), foi para ouvir os moradores do 4° e 5° distrito. As localidades que receberam as sessões da Câmara Municipal de Canguçu foram Trapeira e Colônia Palma, respectivamente.
Pais, alunos e professores da escola Marechal Floriano manifestaram os problemas da região.


Pela manhã a reunião foi na escola Marechal Floriano, na Trapeira. No local grande número de jovens oriundos do educandário. Pais, professores e funcionários também participaram levando suas reivindicações. Entre os pedidos estão um redutor de velocidade em frente a escola, atendimento para crianças com deficiência, acessibilidade, pedido de um coletor para coleta seletiva de lixo, medidas sobre habitação no interior e a retirada da licença para extração de areia de um empresário da localidade.
No 4° distrito a mãe de uma aluna com deficiência auditiva pediu que os vereadores intercedessem junto a Secretaria de Educação para qualificação dos professores no atendimento de pessoas com deficiência. Segundo a diretora da instituição, Liziane Cardoso, existe atendimento em turno inverso e duas professoras estão fazendo curso de LIBRAS em Pelotas. O Vereador Wendel Vilela (PTB) lembrou que a Câmara tem trabalhado muito a questão da acessibilidade e lembrou que e autor de projetos que beneficiam portadores de deficiência. “Fui autor do projeto que determina 10% das vagas em estágio para pessoas com deficiência e colocamos uma plataforma elevatória na Câmara para que cadeirantes tenham acesso ao plenário”, relatou.  O Vereador Ailto de Melo (PMDB), natural da localidade, lembrou todo o seu trabalho pela região e principalmente a luta para instalação do Ensino Médio na escola. "Todas as regiões têm, menos o quarto distrito",lembrou. Ele disse que estará marcando reuião com o conselho estadual de educação para buscar uma solução rápida. "Outra demanda é um ginásio de esportes aqui na localidade que faz muita falta", falou. "E sem falar que já peço há vários anos na Câmara uma central de comercialização pros agricultores e uma sub-prefeitura aqui", completou.

No 5° distrito, a exemplo da reunião na Solidez, a reclamação dos moradores é em relação ao abandono das estradas e até má vontade do responsável pelo setor na localidade, falta de ações da Secretaria de Agricultura em relação à açudagem onde os agricultores pedem e não são atendidos, mesma situação em relação às patrulhas agrícolas. A direção da escola José Veridiano Ferreira, escola do estado, também fez solicitação aos vereadores. A escola precisa de reformas com urgência, pois, algumas salas apresentam sérios riscos aos alunos. A estrutura ainda é das antigas “Brizoletas”, escolas construídas pelo então governador Leonel Brizola por volta de 1960. A comunidade da Colônia Palma também pediu melhor atendimento de saúde no posto existente na localidade.
Reunião na Colônia Palma - 5° distrito.
O Veredor Joaquim Paulo Machado Nunes (PP) ressaltou a importância de ouvir a comunidade porque isto estimula o trabalho do vereador e mostra a comunidade como é o verdadeiro papel fiscalizador do vereador. Joaquim Paulo disse que encaminharia todos os pedidos diretamente ao Prefeito Cássio Mota, pedindo inclusive a abertura de um Posto de Saúde da Família (PSF) para a localidade com um auxiliar de enfermagem e médicos. “Hoje existem três em Canguçu e vamos ampliar este programa. E um dos pontos deve ser aqui devido a distância da sede do município”, disse, referindo-se aos mais de 50 km de distância da localidade até a zona urbana nos postos de saúde. O Vereador Gérson Nunes (PT) lembrou que já encaminhou pedidos para a 5ªCRE sobre a escola e que tem informações que as reformas são prioridade de ação da Secretarias de Educação e Obras do Estado.
Situação de salas de aula é precária no quinto distrito. Educadores pedem ajuda junto a 5ª CRE. 
Agricultores fizeram diversas manifestações.
Fotos: Augusto Pinz

0 comentários:

 
Câmara Municipal de Canguçu © 2013 | Designed by Interline Cruises, usando a plataforma Blogger.