.

IX Semana Legislativa: Reunião na Solidez

3 de mai. de 2012

A Primeira interiorização da IX Semana Legislativa, neste dia 02 de maio, ocorreu na localidade da Solidez - 1° distrito, na comunidade Redentor. A Sessão contou com a presença do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) e do presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (FETRAF-SUL/CUT), vereador de São Lourenço do Sul, Luiz Webber.
Fotos: Augusto Pinz 
O ponto alto da reunião foi a participação dos moradores da localidade e regiões vizinhas. Dentre diversas manifestações foram destacadas a necessidade de melhores condições das estradas municipais, principalmente nos corredores e travessões. O agricultor Mário Sherwinski foi um dos que cobrou melhorias nas estradas. ‘’O mato também toma conta da estrada. Precisa passar a máquina e abrir bem a estrada”, disse. Na da saúde os agricultores cobraram melhor atendimento da unidade móvel de saúde que vai até a localidade e que fosse estudada a possibilidade de abertura de um posto de saúde. Também foi informado que o hospital de caridade está sem anestesista. Já em relação a agricultura as manifestações foram sobre o péssimo estado de patrulhas agrícolas e a possibilidade de que fosse destinada uma patrulha para a localidade através da associação existente na Solidez.
Logo após a manifestação dos presentes foi à vez dos vereadores tratarem dos temas apresentados. O Presidente Gilberto Degar (PMDB) relatou a importância do encontro entre legislativo e comunidade. “Hoje (02) o Secretário de Obras ainda falou nas rádios que estava tudo bem e pelo que estamos ouvindo, não é bem assim”, comentou. O vereador Ubiratan Rodrigues (PP) lembrou que as máquinas estavam nas redondezas e que com tempo estariam fazendo as estradas. “Claro que não dá pra fazer tudo de uma vez, mas o trabalho está sendo feito”, assegurou. Para Ubiratan é normal tantos problemas nas estradas, pois, Canguçu é o município com maior malha de estradas da região Sul. “São poucas estradas péssimas e serão recuperadas”, afirmou.
O Vereador Gérson Nunes (PT) lembrou que conhece bem os problemas da região e que seguidamente apresenta requerimentos com fotos das estradas da localidade e que este é um serviço essencial. “Imagina se precisa levar um doente até o hospital, ou o transporte escolar? Estradas em boas condições é o mínimo que a administração deve oferecer”, argumentou. Nunes ainda falou que apesar de reivindicar quem tem a força para resolver os problemas é o Executivo. “Eles tem a chave das máquinas”, disse. Segundo o vereador Líder do Governo na Câmara, César Madrid (PP), todos os pedidos serão levados diretamente aos secretários responsáveis por cada tema. “Foram temas da saúde, da agricultura e das obras e irei repassar diretamente para eles os pedidos”, garantiu. Madrid disse ainda que quando a comunidade cobra dos legisladores isso da mais força aos pedidos. “O peso da reivindicação é maior”, falou. Zilmar Rosa, vereador do PSDB, comentou que os vereadores, ouvindo diretamente a comunidade, podem agora trabalhar em conjunto para buscar as soluções. Ele também disse que atualmente Canguçu tem uma arrecadação maior do que outros tempos e que a administração poderia fazer mais. “Dizem que fazem mas não fazem mais, mesmo arrecadando mais que todos os tempos”, falou.
Comunidade fez diversas manifestações relatando problemas. Na foto o locutor da Rádio Kerb FM, Paulo Bauer, revela problemas nas estradas.

0 comentários:

 
Câmara Municipal de Canguçu © 2013 | Designed by Interline Cruises, usando a plataforma Blogger.