.

Audiência discutirá implantação de banda larga gratuita em Canguçu

26 de jul. de 2011

Internet banda larga com qualidade, velocidade e gratuita ou a custos muito baixos. A proposta pode parecer utópica para os usuários de um dos serviços mais criticados no município de Canguçu. Porém, uma audiência pública discutirá com a população local a possibilidade da implantação de um sistema que pretende revolucionar a internet em todo o Estado.

Por iniciativa do vereador Gerson Nunes, a Câmara de Vereadores realizará uma audiência na próxima quarta-feira (27), para discutir a questão. “Essa é uma iniciativa do Governo do Estado, que pretende oferecer sinal aberto de internet a todos os municípios gaúchos. Para isso, é fundamental a participação de todos nessa reunião”, explica.
De acordo com o parlamentar, municípios como Piratini e Candiota já disponibilizam o sistema.

O coordenador da bancada do Partido dos trabalhadores, Cleider Menegoni, já participou de audiências em outras cidades onde o tema já foi discutido. Ele confirma a informação de que a internet poderá ser oferecida de forma gratuita e com sinal aberto para toda a população.
“Todas essas questões precisam ser tratadas na audiência. A idéia é que o município receba essa internet de forma gratuita. Depois, as prefeituras decidirão se haverá ou não algum custo para o usuário do serviço”, esclarece.

Menegoni considera o projeto um avanço no sistema gaúcho de internet banda larga. Ele explica que para isso serão utilizadas as redes de fibra ótica da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).

Como funciona

Grupo CEEE trabalha em parceria com a União, Estado e municípios na implantação de projetos que envolvem o uso da fibra ótica. Há experiências bem sucedidas nas áreas de saúde, segurança e educação para transmissão de dados e voz. Já existem termos firmados nessa área junto às prefeituras de Piratini, Camaquã e Candiota, ações integradas aos Programas Estruturantes do Governo do Estado.

No projeto Um Computador por Aluno, o acesso à internet a 500 estudantes do município de Candiota, região da Campanha, é feito pela comunicação por fibra ótica da sede da empresa, em Porto Alegre, até a Usina Termelétrica Presidente Médici, em Candiota e, por rádio, segue até a torre da prefeitura do município.
Para a reunião Da próxima quarta-feira (27), já confirmaram presença o técnico em telecomunicações da CEEE, Luiz Pulgatti, e a líder do governo, deputada estadual Mirian Marroni. A audiência pública está marcada para as 16h, na Câmara de Vereadores.

0 comentários:

 
Câmara Municipal de Canguçu © 2013 | Designed by Interline Cruises, usando a plataforma Blogger.